Sr. Adelino na Roda de Oleiro – A ver quando fizer as suas visitas a Aveiro

Visitas a Aveiro

O Sr. Adelino é o último “menino” oleiro de Aveiro. A Olaria de Aradas tem uma enorme carga histórica na zona de Aveiro, tendo havido até há bem pouco tempo, cerca de trinta Oleiros neste lugar. Hoje resta apenas o Mestre Adelino Laranjeira, que para além de produzir louça vermelha vidrada, também produzia louça preta.

Neste momento a Funceramics é o único local em Aveiro onde se pode apreciar o trabalho na roda de oleiro, manejada por um oleiro de Aradas. A Roda utilizada é a tradicional roda alta, tão típica desta zona do país. Feita em madeira de pinho, após tratamento é praticamente eterna.

Quando programar as suas  visitas a Aveiro e estiver a escolher o que deve ver nesta fantástica cidade não se esqueça de aliar a visita à Funceramics aos passeios em moliceiro e às provas de ovos moles.

Para as crianças a Funceramics têm uma imensidão de atividades lúdicas e pedagógicas que elas levarão na memória e ainda sairão presenteadas com algumas peças de barro que foram criando ao longo das visitas.

A experiência na Roda é única, o toque do barro é relaxante e o momento fica eternizado pelo fantástico processo de criação. Porque nenhuma peça é única. Se experimentar vai ver que não será difícil, com a ajuda do Oleiro, criar uma peça para si. Saiba que com cuidado, qualquer adulto consegue produzir uma peça. Obviamente que o início do processo; centrar o barro na roda e iniciar a puxada, compete ao Mestre, porque essa é a ciência desta fantástica arte.

As visitas a Aveiro têm assim um novo ponto de interesse.

Aqui está o Sr. Adelino em ação, quase com 90 anos, mas cheio de vontade em passar o testemunho a crianças e adultos. Transpira alegria e vontade de viver. Ah! Quem o conhece sabe que adora cantar o fado.

visitar aveiro funceramics a

2 thoughts on “Sr. Adelino na Roda de Oleiro – A ver quando fizer as suas visitas a Aveiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *