Pintar azulejos

Nem sempre a idéia de iniciar a pintura de azulejos se revela uma tarefa fácil e uma vez que necessitamos de determinados materiais e equipamentos, cujo investimento inicial se pode revelar um fator impeditivo para iniciar este projeto, deixamos aqui ficar uma idéia do que vai necessitar para se iniciar nesta arte.

Iremos complementar este artigo com ideias a publicar posteriormente e que irão ao encontro das questões que poderão surgir a partir deste.

Lista dos materiais necessários:


Pincéis – Os pincéis devem ser criteriosamente escolhidos e de excelente qualidade.

Tintas* – As tintas a utilizar obrigam a uma paletização e cozedura prévia, com a finalidade de averiguar a qualidade e estabilidade da mesma. É fulcral escolher uma tinta para uma determinada temperatura junto do fornecedor.

*Com o objetivo de simplificar, designámos os corantes, óxidos ou engobes, por tintas.

Mufla – Mufla é a designação dada ao forno cerâmico que coze normalmente num intervalo de temperaturas entre os 950 e os 1100ºC.

Como podemos verificar, a dificuldade inicial prende-se com o investimento no equipamento de cozedura e este poderá rondar os 2500€ ou mais, o que pode impedir assim todo o projeto.

No entanto, não aconselhamos um investimento caso não exista qualquer contacto prévio com esta arte.

Formação:


Se está a pensar em iniciar esta arte singular, aconselhamos a que faça formação e para isso deve fazê-la com o melhor pintor de azulejos. Portanto, se quiser conhecer melhor o pintor, Francisco Cunha, basta clicar aqui para ver as obras dele.

Para além do curso de pintura de azulejaria, também existem cursos de pintura de aguarela, óleo e acrílica.

Se quiser saber mais sobre os cursos disponíveis pode ver no seguinte link.

Onde comprar os materiais:


A Funceramics estabeleceu recentemente uma parceria com a Vidrados.pt e espera-se que esta relação crie beneficio para todos os que trabalham na arte de azulejaria.

Para os nossos visitantes e amigos que não conhecem, a Vidrados.pt é uma empresa que surgiu com o objetivo de satisfazer a necessidade do mercado de artes e ofícios ligados à cerâmica.

Em conclusão, a Funceramics aconselha os produtos da Vidrados.pt tanto para iniciantes como para profissionais.

Caso tenha alguma dúvida não hesite em nos contactar aqui,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *