Como preparar uma visita de estudo de maneira eficiente – Os 15 passos fundamentais evitar problemas

visita estudo coimbra portugal pequenitos

Fazer uma visita de estudo é um momento marcante num período escolar. Os alunos vivem o momento da visita de estudo como algo empolgante e muito ansiado. Este é um factor que deve ser levado em conta pelo professor que prepara a visita de estudo.

Além das tarefas burocráticas de preparação da visita de estudo, que são muitas e mais à frente neste artigo vamos referenciar, o papel do professor que organiza a visita de estudo é criar e manter a expectativa sobre a visita.

As semanas anteriores devem ter períodos lectivos destinados à preparação da visita pelos alunos. Estes períodos serão fundamentais para o aprofundamento dos conhecimentos dos alunos. Muitas vezes mais importantes até que a própria visita de estudo. Sabemos que o estado de excitação dos alunos durante a visita de estudo é tal que a aprendizagem e apreensão de conhecimentos no dia da visita é muito reduzido. Isto não é propriamente negativo se durante os dias anteriores à visita de estudo fizermos o “trabalho de casa”.

Antes de partirmos para a visita de estudo existem alguns procedimentos que o professor responsável pela visita deve ter em conta para que os resultados da mesma sejam os melhores. Deixamos aqui a lista das tarefas fundamentais para que um professor organize uma visita de estudo com sucesso e sem chatices.

Antes da Visita de Estudo o professor deve:

  1. Condições para a realização da visita de estudo. Aferir a situação meteorológica, financeira e apoios oficiais são fundamentais para o sucesso da visita de estudo.

  2. Enquadrar a visita de estudo nos objectivos específicos da disciplina e do ciclo educativo.visita estudo aveiro salinas

  3. A visita de estudo deve ser aprovada pelo conselho pedagógico. Para que esta seja aprovada deve ser apresentada como uma actividade do grupo disciplinar proposta no inicio do ano lectivo.

  4. Aferir do real interesse dos alunos em realizar a visita de estudo e as possibilidades que têm para a poder realizar.

  5. Caso a visita de estudo contemple a visita com uma instituição, deverá entrar em contacto com ela indicando de forma clara os dados da mesma ( número de alunos que farão a visita, data da visita, horários pretendidos, ano lectivo dos alunos). Deverá também informar-se sobre o que a instituição visitada precisa para realizar a visita (material necessário para realizar a visita de estudo, material entregue pela instituição e o preço a pagar pela visita).visita estudo castelo guimaraes

  6. É importante envolver mais professores de forma a dividir tarefas e responsabilidades. Desta forma deverá entrar em contacto com os restantes professores da turma para aferir se é do seu interesse participar na visita de estudo e se a conseguem enquadrar no seu plano pedagógico.

  7. Informar o director de turma acerca da visita e passar-lhe toda a informação técnica e pedagógica sobre a mesma.

  8. Nunca esquecer os pedidos de autorização aos encarregados de educação, informando todos os pormenores e necessidades da visita de estudo.

  9. Se necessário, contratar uma empresa de autocarros ou entrar em contacto com autoridades municipais ou associações parceiras que possam disponibilizar um autocarro para o transporte dos alunos.

  10. Convidar professores acompanhantes. É fundamental ter durante a vsita de estudo professores que ajudem a manter a ordem e ajudem no processo pedagógico.

  11. Não esquecer de criar um plano de pagamentos em que registe todos os pagamentos previamente feitos pelos alunos.

  12. Preparar documentação, com itinerário, objectivos, tarefas, passatempos, avaliação, para os alunos realizarem durante e após a visita.

  13. Estudar com pormenor o percurso da visita de estudo. Não basta saber como chegar ao local da visita de forma rápida e segura. Isso as empresas transportadoras garantem na maioria das vezes. O importante é que chegados ao local esteja tudo organizado de forma a que os alunos não se sintam perdidos e que se evite que os professores tenham de andar a perguntar indicações no local.

  14. O conselho directivo, o director da turma, os alunos e os professores intervenientes na visita devem ser informados atempadamente das datas, horários e itinerários a cumprir.

  15. Estudar com o conselho directivo as formas de pagamento e toda a documentação legal necessária para realizar a visita de estudo.

Estes são os passos fundamentais para criar uma visita de estudo que seja um sucesso e que não lhe traga problemas enquanto organizador da mesma. Num próximo artigo falaremos mais sobre o que deve fazer durante e depois da sua visita de estudo para que esta tenha os melhores resultados.

Boas visitas de estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *