8 actividades para visitar Aveiro

8 actividades para visitar Aveiro

estação de aveiro

A Fátima visitou o nosso blog e deixou-nos esta questão:

“Gostaria de saber se os locais acima referidos quais os que ficam próximo da estação?! Obrigada”

Este foi o mote perfeito para criarmos um artigo em que descrevemos com exatidão como podemos conhecer Aveiro tendo como ponto de partida a Estação de comboios de Aveiro.

Visitar Aveiro é certamente uma experiência fantástica.

São muitas as actividades interessantes para usufruir de um dia sem ter de se deslocar às praias que ficam distantes.

1º Saindo da estação poderá deliciar-se com o excelente painel de azulejos que faz a fachada do antigo edifício da estação.

2º Pode tomar o café da manhã na pastelaria Tricana para ganhar alguma energia para fazer o passeio pedonal pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho. A meio da avenida encontra do seu lado esquerdo o Fórum Aveiro com a loja das Bugas, caso aprecie um passeio de bicicleta. O objetivo será chegar à rotunda das pontes. São várias as opções a partir daqui:

3º O passeio de moliceiro é obrigatório. São diversas as empresas a prestar este serviço. Junto à rotunda principal encontra os barcos maiores com maior lotação. Há moliceiros mais pequenos no Canal de São Roque. Qualquer que seja a escolha vai certamente dar o tempo por bem empregue.

4º Das pontes em direcção ao Rossio encontra o Museu De Arte Nova com a sua fachada típica. Vai certamente poder tirar fotografias que ficarão óptimas e que poderá recordar mais tarde.

5º Chegada a hora do almoço poderá visitar o Fórum ou optar por muitos dos restaurantes típicos do centro da cidade. Bacalhau, enguias, peixe fresco são algumas das iguarias com que se pode deliciar em Aveiro.

ovos moles de aveiro

6º Para sobremesa aconselham-se os ovos moles. Pode visitar a Oficina do Doce e aprender como se fazem os doces típicos de Aveiro. A sua degustação é feita no local. Se objectivo for visitar o fabrico tradicional, todos sabemos que a receita original se encontra na Maria da Apresentação e na famosa porta de garagem na Vera Cruz, mesmo na rua da Igreja.

7º Ainda há tempo para visitar uma marinha de sal. A Marinha Grã Caravela, mesmo ao lado da marinha camarária da Troncalhada. é uma referência. O Sr. João é uma simpatia e está sempre disponível para uma explicação. Poderá comprar flor de sal e sal grosso, óptimo para uns petiscos caseiros ou para oferta.

8ª No retorno experimente uma tripa simples ou de chocolate de Aveiro num dos muitos pontos que as vendem. Por ser doce e à base de farinha, não causa impressão a quem as come. Vai ver que dará o dia em Aveiro como bem empregado que com óptimas recordações para justificar um regresso a esta bela cidade.

2 thoughts on “8 actividades para visitar Aveiro

    • É verdade, Maria João. Locais emblemáticos da nossa cidade.
      E tal como afirma, e bem, faltam pelo menos estes dois, porque muito mais há para ver numa visita a Aveiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *