Barbotina

Barbotina ou lambugem

Barbotina

A barbotina, também designada por lambugem é uma suspensão argilosa usada para enchimentos de moldes ou colagens de componentes como pés e asas.

Composição – qualquer argila misturada com água origina uma barbotina. Há, no entanto, pastas mais complexas e compostas dependendo do resultado cerâmico pretendido. Podemos usar argilas diversas, areia e um fundente (feldspato, dolomite, calcite…) se quisermos criar uma pasta de faiança ou até mesmo de porcelana.

Barbotina para enchimento –  Se o objetivo é produzir peças por enchimento de moldes de gesso, convém ter alguns cuidados nas características técnicas da barbotina que se vai utilizar. Dependendo do produto pretendido devo ter em atenção duas características físicas:

                 Densidade – A densidade indica-nos qual a quantidade de sólidos que estão presentes na suspensão. Em termos práticos basta pesar 5 litros de barbotina e verificar a sua massa: a razão entre a massa e o volume dá-nos a indicação da densidade da barbotina.

                  Viscosidade– A viscosidade de uma barbotina não é mais que uma medida da fluidez da pasta cerâmica líquida, ou seja a sua resistência ao escoamento. Podemos pegar num copo de plástico, fazer um furo no fundo. Enchendo o copo com a suspensão podemos medir o tempo que leva a barbotina a escoar.  Esse tempo de escoamento dará uma indicação da sua viscosidade.

É necessário ter em atenção como posso variar os dois parâmetros por forma a  otimizar as propriedades reológicas da minha suspensão. Se relativamente à primeira(densidade) a resposta é direta, (basta juntar água para diminuir a densidade) relativamente à viscosidade temos de ter fundamentalmente em atenção a temperatura, uma vez que barbotinas aquecidas têm normalmente melhores comportamentos que barbotinas frias. Podemos também adicionar um agente externo, designado por desfloculante para tentarmos diminuir a viscosidade da suspensão.

ALERTA: Se não tem prática, tenha em atenção à quantidade de desfloculante que vai adicionar…

Barbotina para colagens – Se o objetivo é preparar uma barbotina para colagens de acessórios tais como asas ou pés,  a mesma não deve possuir desfloculante na composição e há uma regra de bom senso a seguir:

– Quanto menos água tiver a cola a preparar, menor vai ser a retração da mesma e por conseguinte menor vai ser a probabilidade de quebra.

pasta atomizada  Pasta atomizada pronta a usar, em sacos de 2,5 / 5,0 / 25 Kg
(ref: pat001)

 

Para fazer encomendas, guarde a referência do produto que pretende comprar e envie-nos essa informação neste formulário. Entraremos em contacto consigo logo que possível.

 

 

Outros artigos que pode achar interessantes:

– História da roda de oleiro
– O que é a cerâmica

 

 

3 comentários a “Barbotina

  1. OLA … EU ESTOU PESQUISA .UM MEIO PARA TRABALHAR COM A BARBOTINA…. SOU FANÁTICO POR ARTESANATOS SE PODERES ME INFORMAR CONTO CUSTA E COMO SE TRABALHA COM BARBOTINAS FICAREI, MUITO GRATO…..MUITO OBRIGADO…….

  2. Os moldes de gesso ja tenho, mas estou a procura de barbotina em pó ou ja liquida, para encher meus moldes, são copos e canecas, aqui na minha região a argila é extremamente grudenta e não consigo fazer uma barbotina q saia do molde facil… se puderem me ajudar, enviem preços e quantidades, por favor, agradeço…

    • Bom Dia,

      Desde já lamento a demora no resposta, no entanto lamentamos informar que os custos do transporte dos materiais de Portugal para o Brazil são muito elevados e portanto não poderemos ajudar.

      Obrigado pelo interesse e caso venha a Portugal teremos todo o gosto em recebê-lo.

      Com os melhores cumprimentos,

      Funceramics

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *