8 pontos de interesse numa visita a Aveiro

visitar aveiro tripa
Aveiro é a capital da Arte Nova e é muito conhecida pelos seus ovos moles e pelos moliceiros. Esses são pontos muito fortes da cultura aveirense, mas não pense que em uma visita a Aveiro se deve limitar a apreciar os edifícios Arte Nova, provar os ovos moles e fazer um passeio de moliceiro pelos canais da Ria.

Aveiro é uma região cheia de atracções que podem e devem ser apreciadas com tempo.
Deixamos aqui 8 pontos de interesse que deve ter em conta numa visita a Aveiro.

1º Visitar as salinas de Aveiro. Aveiro é uma região como enorme tradição no salgado. Bem perto do centro de Aveiro poderá visitar o Eco Museu da troncalhada.

2º Visitar a Praia da Costa Nova. A Praia da Costa nova é conhecida pelos seus palheiros coloridos com riscas verticais. Um passeio pela marginal junto à ria é altamente recomendado assim como provar uma tripa ou bolacha americana feita na hora numa das muitas barraquinhas que se encontram ao longo da avenida.

Depois de visitar a Costa Nova não desperdice a oportunidade de conhecer o Farol de Aveiro na praia da barra. Este é o maior farol de Portugal e o 2º maior da Península Ibérica.

Aproveitando que está na zona das praias e a fome já deverá estar a aparecer. A sugestão passa por uma visita à praia da Vagueira para provar os famosos hamburgers do Alemão. Os hamburgers são gigantes e podem ser acompanhados de tradicionais cervejas alemãs. Muito barato e uma verdadeira delícia.

Claro que depois de ingerir muitas calorias no Alemão a proposta terá de ser mais saudável. Ai recomendamos o regresso à cidade de Aveiro e um passeio de BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro. Este passeio de BUGA será o ideal para apreciar as diversas casas de Arte Nova que se encontram no centro da cidade.

Após o cansaço do passeio de BUGA, aproveite para fazer um passeio de barco moliceiro. Existem diversos trajectos e diversas empresas de passeios de barcos moliceiros que poderá escolher para conhecer melhor os canais da Ria de Aveiro. O passeio de moliceiro é obrigatório na visita a Aveiro e de certeza que será um momento alto desta visita.

Após o passeio de moliceiro aconselhamos uma visita a Ílhavo onde poderão ver o museu marítimo e aquário de bacalhaus (único no nosso país). Poderá também dar “um salto” à Vista Alegre onde poderá apreciar os edifícios do bairro dos trabalhadores, a fábrica e o museu da Vista Alegre.

Para terminar a visita e se ainda tiver algum tempo disponível, desloque-se à praia de São Jacinto e aprecie a magnifica paisagem da reserva natural das dunas de São Jacinto. Um excelente local para ver aves e fauna da região.

Aqui apontamos 8 pontos de interesse que poderá apreciar em uma visita a Aveiro, no entanto há muitos mais e dos mais diversos. Em próximos artigos vamos publicar outros pontos de interesse para que tenha uma excelente estadia em Aveiro.

visitar aveiro farol

visitar aveiro bicicleta buga

18 comentários a “8 pontos de interesse numa visita a Aveiro

  1. Parabéns pela v/ iniciativa.
    Os meus filhos foram a uma festa de aniversário e vieram maravilhados.
    Adoraram o Sr. Adelino e o Eng. Paulo bem como as atividades desenvolvidas.
    No fim de me contarem as suas aventuras, parecia que eu também lá tinha estado.
    É de louvar este tipo de atividades culturalmente interessantes e que estão a desaparecer.

    Um grade bem haja.

    • Obrigado pelo feedback. É bom saber que as festas de aniversário que realizamos inspiram as crianças e as fazem sonhar. Pretendemos que as crianças tenham ma experiência realmente única no seu dia de aniversário e não apenas mais uma festa de aniversário vazia de conteúdo.

      Voltem sempre.
      Felicidades

      • Obrigado João Manuel,

        o horário de visita ao farol é uma informação ultra importante. Até porque pode influenciar quem estiver a agendar uma visita a Aveiro.

      • É pena não poder ser visitado a um fim de semana…muitas pessoas tiram fins de semana para visitarem as cidades Portuguesas, o que é o meu caso…

        • Olá Margarida, compreendemos perfeitamente o seu ponto de vista, no entanto lembramos que o Farol de Aveiro é um espaço reduzido que não comporta muitas visitas e acima de tudo é um equipamento de enorme rigor e extremamente necessário para os nossos pescadores e restantes homens do mar. Assim sendo tudo tem de ser feito para preservar a sua funcionalidade.

          Com as visitas à quarta-feira o farol de Aveiro garante que pode ser visitado e não perde funcionalidade.

          Boa estadía.

          • Boa tarde,como acima referi,chamo-me fatima. Gostaria de saber se os locais acima referi quais os que ficam proximo da estação?! Obrigada

          • Bom dia Fátima!

            Veja neste artigo tudo o que pode fazer numa visita a Aveiro tendo como ponto de partida a estação de comboios de Aveiro.

            Boa visita

        • Há variadas alturas do ano em que está aberto durante o fim-de-semana, desde que enquadrado em iniciativas específicas. Ligue para lá e confirme antecipadamente, é a minha sugestão. Aproveito para referir que o horário do Farol é comum a todos os restantes faróis nacionais e de gestão da Direção Geral de Faróis (Marinha Portuguesa).

  2. Muito bacana as sugestoes de passeio. Morei em Aveiro por 4 anos, e me pergunto…
    como voces se esqueceram de mencionar a vista à Vista Alegre? Um dos lugares mais pitorescos, com uma hisotira linda, um trabalho fenomenal de deixar qualquer um orgulhoso nao acham?

    cumprimentos

    Flavia

  3. Concordo com todas as sugestões, excepto os hambúrgueres.

    Das duas uma, ou vocês têm alguma ligação ao restaurante ou aquilo mudou a gerência. Os hambúrgueres são grandes, mas o tamanho não é sinonimo de qualidade. São feitos com produtos de fraca qualidade e tudo congelado. Depois carregam os pratos de molhos comuns como ketchup e mostarda para disfarçar o sabor… muito muito mau. E não falo dos preços, até 3.5€ achava caro, quanto mais 9€.

    Sugiro comer mesmo por Aveiro.

    • Marco, acho que tens razão, pois você foi o único que ficou sem resposta ou feedback.
      apreciaríamos a resposta ou observação do adm., visto ser colocado como ponto de interesse

      • Bom Dia Sr. Marco e Sr. Carlos,

        Agradecemos os vossos comentários e lamentamos não ter respondido a este comentário por lapso nosso. Estes comentários são importantes visto este artigo já ter data de 2013 e portanto a qualidade e preços dos espaços sugeridos podem ser sofrido alterações nos últimos 4 anos.

        Caso tenham sugestões mais atualizadas que pensem que devam ser partilhadas deixem o vosso comentário.

        Cumprimentos para os dois!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *